top of page
Publicações
Nesta página você encontrará todas as minhas publicações em forma de artigos ou livros. Selecione o filtro que desejar ou veja todas as publicações logo abaixo.
Artículo (ES)
48
El relojero ciego: sentido y método en la acción social
Desde las décadas de 1940/50, ha habido una creciente sofisticación en las formas de pensar, organizar y evaluar la acción social. Se han desarrollado muchas teorías y enfoques metodológicos para comprender mejor cómo se produce realmente el cambio social. Una corriente, en particular, dio lugar a numerosas herramientas marcadas por una lógica causal lineal, con un sesgo positivista. Este enfoque, actualmente dominante en el apoyo y gestión de proyectos sociales, ha mostrado limitaciones en el caso de iniciativas más complejas, como las acciones colectivas orientadas a la influencia política, el cambio de relaciones de poder y la transformación de actitudes y patrones de comportamiento.
Artigo (PT)
33
A Democracia como Vetor da Mudança Social
O PAE – Programa de Ação Estratégica da CESE teve como objetivo apoiar a incidência de redes e articulações da sociedade civil nas políticas públicas. A publicação parte da compreensão das possibilidades de avanço da gestão pública e, por conseguinte, da democracia, a partir do fortalecimento da capacidade de incidência de organizações da sociedade civil (OSCs).
Livro (PT)
30
Novos desafios à luta por direitos e democracia no Brasil – sustentabilidade das organizações da sociedade civil
O livro congrega artigos que apontam a preocupação com a sustentabilidade das OSCs brasileiras e suas implicações para os direitos e a democracia, a partir da redução das atividades da cooperação internacional no Brasil.
Artigo (PT)
27
Mobilização de recursos – um desafio para a organização e a gestão
O “pulo do gato” da mobilização de recursos está em que ela não se reduz à mera captação de recursos financeiros, traduzindo-se, na verdade, “em um esforço permanente, planejado e sistemático de fortalecimento da sustentabilidade da instituição.
Artigo (PT)
15
A Sustentabilidade das Ações Sociais
Há três décadas se debate o desafio do “desenvolvimento sustentável” e da “sustentabilidade ambiental”, termos que expressam a preocupação com a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Mais recentemente, muitas organizações sociais começam a discutir e enfrentar o desafio de construir sua própria “sustentabilidade institucional”, como forma de dar maior sustentação às ações sociais.
Artigo (PT)
6
Diaconia & Desenvolvimento: identidade e perspectivas do gerenciamento de projetos na IECLB
Este é o Relatório Geral do Diagnóstico Participativo do Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD) da IECLB. É o principal produto do Diagnóstico, apresentando os seus principais resultados e recomendações.
Artigo (PT)
50
Boas Práticas de Governança com Justiça de Gênero e Étnico-Racial
O objetivo da publicação é apoiar os espaços de governança da instituição. É subsidiar com reflexões o desenvolvimento de práticas cotidianas sustentadas em sua missão, no seu estatuto e regimento geral, nas políticas de justiça de gênero, justiça socioambiental, de gestão de pessoas, no manual administrativo, no projeto político-pedagógico e no código de conduta e mecanismo de denúncias. O antirracismo e a justiça étnico-racial e de gênero são compromissos da diaconia transformadora assumidos pela FLD.
Artigo (PT)
47
O relojoeiro cego: sentido e método na ação social
Desde os anos 1940/50 experimentou-se uma crescente sofisticação nos modos de pensar, organizar e avaliar a ação social. Muitas teorias e abordagens metodológicas foram desenvolvidas para a melhor compreensão de como as mudanças sociais efetivamente acontecem. Uma corrente, em particular, deu origem a inúmeras ferramentas marcadas por uma lógica causal linear, de viés positivista. Esta abordagem, hoje dominante no apoio e gerenciamento de projetos sociais, tem demonstrado limitações no caso de iniciativas mais complexas, como as ações coletivas voltadas à incidência política, à mudança em relações de poder e à transformação de atitudes e padrões de comportamento.
Artigo (PT)
35
Sustentabilidade das OSCs: a difícil arquitetura da autonomia
A realização da pesquisa “Arquitetura Institucional de Apoio às OSCs no Brasil” proposta pela Articulação D3 e levada a cabo pelo CEAPG - Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV representa um marco histórico. Ela revela a maturação de um processo de convergência das OSCs de defesa de direitos em um ator coletivo capaz de pensar sobre si próprio, sobre o contexto complexo no qual está imerso e de propor iniciativas estratégicas conjuntas.
Artigo (PT)
26
Sobre as Lutas Sociais na Democracia
A partir do conhecimento de organizações e movimentos sociais que desenvolvem suas lutas e demandas de forma a explorar adequadamente a dimensão pública da conflitividade social em condições democráticas, o autor aprofunda alguns conceitos relativos à dimensão pública.
Artigo (PT)
14
Sustentabilidade: desafio democrático
O tema da sustentabilidade das ONGs ocupa boa parte da agenda pública do setor na atualidade. Embora desde os primórdios da cooperação internacional com organizações da sociedade civil brasileira (início dos 80) se fale na então denominada “auto-sustentação”, somente nos anos recentes o tema ganhou maior projeção e concretude.
Artigo (PT)
11
O Desenvolvimento Institucional Como Condição de Sustentabilidade das ONGs Brasileiras
De forma um tanto esquemática, pode-se dizer que há três “movimentos” básicos na década de 90 no Brasil, os quais podem ser identificados como vetores de mudanças substantivas e estruturais, cuja combinação tem modificado completamente o contexto no qual se inserem os movimentos sociais e as ONGs brasileiras.
Artigo (PT)
5
PMA – Planejamento, Monitoramento e Avaliação: Conceitos, Origens e Desafios. Caminhos: Planejamento, Monitoramento e Avaliação-PMA
Discorre sobre experiências práticas acerca de sistemas PMA – Planejamento, Monitoramento e Avaliação - pertinentes a sua discussão e implantação em nível nacional e internacional.
Article (EN)
46
The blind watchmaker: meaning and method in social action
Since the 1940s / 1950s, there has been increasing sophistication in the ways of thinking, organizing, and evaluating social action. Many theories and methodological approaches have been developed to better understand how social change actually occurs. One current, in particular, gave rise to numerous tools marked by a linear causal logic, with a positivist bias. This approach, currently dominant in the support and management of social projects, has shown limitations in the case of more complex initiatives, such as collective actions aimed at political influence, the change in power relations and the transformation of attitudes and behavior patterns.
Livro (PT)
40
Investimento Social Independente: para fortalecimento e autonomia das Organizações da Sociedade Civil
Aborda a dificuldade de sobrevivência das organizações da sociedade civil, que diferente da tradição americana e europeia, captam poucos recursos do investimento social privado brasileiro.
Artigo (PT)
34
Organizações da sociedade civil: porque a sociedade precisa delas
Por muito tempo, a situação particular de cada setor da sociedade civil prevaleceu sobre a possibilidade e a necessidade de articulação e ação multisetoriais. Faz, relativamente poucos anos, que as principais representações setoriais dentro do campo das organizações da sociedade civil brasileira passaram a dialogar, construir convergências e estabelecer iniciativas conjuntas de interesse mútuo.
Artigo (PT)
22
Monitorando e avaliando mudanças
A implementação de Sistemas de PM&A (planejamento, monitoramento e avaliação) nas organizações não-governamentais tem ganhado importância e se aperfeiçoado desde os anos 90, como elemento das relações entre Ongs e seus parceiros e financiadores. Apesar dos avanços, especialmente no tocante à participação, verificam-se ainda muitas dificuldades e resistências, parte delas de ordem cultural. Diante disso, várias estratégias de ação são sugeridas.
Artigo (PT)
7
Breve mapa do contexto das ONGs brasileiras
Este texto busca ser uma síntese das principais mudanças de contexto e dos desafios às ONGs brasileiras, tendo por base 64 documentos pesquisados e fichados, como parte do Projeto PEYDI (Planificación Estratégica y Desarrollo Institucional) no Brasil.
bottom of page