Artigo (PT)
Sustentabilidade: desafio democrático
O tema da sustentabilidade das ONGs ocupa boa parte da agenda pública do setor na atualidade. Embora desde os primórdios da cooperação internacional com organizações da sociedade civil brasileira (início dos 80) se fale na então denominada “auto-sustentação”, somente nos anos recentes o tema ganhou maior projeção e concretude.
Sustentabilidade: desafio democrático
Este artigo busca refletir sobre alguns avanços “conceituais” em relação à questão da sustentabilidade das ONGs, bem como indicar a necessidade de combinar os importantes esforços de fortalecimento institucional em andamento nesta área com iniciativas políticas coletivas de interlocução e negociação sobre as políticas e os parâmetros que hoje regulam o apoio a este tipo de organização da sociedade civil brasileira. Apresenta-se também, ainda que de forma exploratória, um conjunto de variáveis potencialmente geradoras de indicadores de sustentabilidade.
Referência: Armani, Domingos. Sustentabilidade: desafio democrático. In: Sustentabilidade: aids e sociedade civil em debate. Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2004, p. 09-14.