Artigo (PT)
O Desenvolvimento Institucional Como Condição de Sustentabilidade das ONGs Brasileiras
De forma um tanto esquemática, pode-se dizer que há três “movimentos” básicos na década de 90 no Brasil, os quais podem ser identificados como vetores de mudanças substantivas e estruturais, cuja combinação tem modificado completamente o contexto no qual se inserem os movimentos sociais e as ONGs brasileiras.
O Desenvolvimento Institucional Como Condição de Sustentabilidade das ONGs Brasileiras
O artigo aborda as mudanças do contexto social, político e econômico no qual estão inseridas as ONGs e os movimentos sociais brasileiros, indicando também os parâmetros para analisar o seu grau de desenvolvimento institucional. A partir daí, estabelecem-se as dimensões fundamentais para a sustentabilidade dessas organizações no futuro próximo, propondo o aprofundamento da reflexão de ativistas e movimentos organizados diante das crescentes dificuldades e dilemas impostos aos que lutam pela cidadania ativa e pela democracia plena em nosso país.
Referência: Armani, Domingos. O Desenvolvimento Institucional Como Condição de Sustentabilidade das ONGs Brasileiras. In: AIDS e Sustentabilidade: sobre as ações das organizações da sociedade civil. Coordenação Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde. Brasília: 2001.